RESUMO
Neste artigo, discorreremos sobre uma pesquisa realizada com o propósito de verificar a eficácia do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como recurso tecnológico associado â metodologia tradicional de ensino, na disciplina de matemática. A referida pesquisa ocorreu em uma turma da 1- série do ensino médio de uma escola estadual no municipio de Natal/RN e para sua implementaçao utilizou-se a rede social educativa EDMODO, visto que essa plataforma reúne características essenciais â realizaçao do trabalho proposto, que consistiu na aplicaçao de um curso de nivelamento de conteúdos da disciplina de matemática, utilizando as concepçoes do uso das Tecnologias Digitais da Informaçao e Comunicaçao na educaçao e da Educaçao a Distância, fazendo uso de materiais como: textos, videos, imagens e links para a internet. Os dados coletados na pesquisa apontam como resultados a melhoria na participaçao dos estudantes nas atividades escolares e, por conseguinte, no desempenho na realizaçao das avaliaçoes.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Virtual de Aprendizagem, Tecnologias Digitais da Informaçao e Comunicaçao, Educaçao a Distância.
ABSTRACT
In this article, we will discuss a research carried out with the purpose of verifying the effectiveness of the use of a Virtual Learning Environment as a technological resource associated with the traditional teaching methodology in the mathematics. This research was carried out in a class 1st grade of high school of a state school in the city of Natal/RN and for its implementation the educational social network EDMODO was used, since this platform gathers essential characteristics to the accomplishment of the proposed work, that consisted in the application of a content leveling course of the mathematics, using the concepts of the use of Digital Technologies of Information and Communication in education and Distance Education, making use of materials such as texts, videos, images and links to the Internet. The data collected in the research indicate as results the improvement in students' participation in school activities and, therefore, in the performance of the tests.
KEYWORDS: Virtual Learning Environment, Digital Information and Communication Technologies, Distance Education.
1 INTRODUÇAO
A sociedade contemporánea está completamente habituada a utilizaçâo das Novas Tecnologías da İnformaçao e da Comunicaçao (NTIC)1,seja em transaçoes bancárias, nas empresas, nos negócios, no lazer ou simplesmente para se comunicar. Isso porque, segundo Valente (1999), as NTIC nao só se encontram presentes em todos os segmentos da sociedade como tem mudado suas práticas e hábitos.
Ainda segundo Valente (1999, p.32), "A educaçao é um serviço e, como tal, sofre e se adequa as concepçoes paradigmáticas que vive a sociedade. Portanto, ela passa pelas mesmas transformaçoes que outros segmentos da sociedade passam". Neste sentido, a educaçao começa a seguir essa tendencia através do uso das tecnologias digitais, permitindo que os alunos deixem de ser meros receptores de informaçao e passem a ser participantes ativos do seu aprendizado, isso implica ser capaz de saber pensar, criar, aprender a aprender, tomar decisoes e buscar soluçoes para resoluçoes de problemas, enquanto permite que o papel do professor deixe de ser o de simples entregador de informaçao para ser o de colaborador, facilitador, supervisor e consultor do aluno nesta nova concepçao de construçao do conhecimento (VALENTE, 1999).
Nesse sentido, buscamos uma forma de agregar a utilizaçao das tecnologias digitais as metodologias utilizadas em sala de aula de modo a proporcionar uma forma diferenciada, atual e significativa na construçao do conhecimento dos estudantes da Educaçao Básica.
Dessa forma, a pesquisa aqui delimitada implementou uma açao pedagógica, cujo recurso principal é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que possibilita aos estudantes uma nova ideia de "espaço escolar".
Esta pesquisa tem o propósito de avaliar o desempenho dos alunos na utilizaçao de uma plataforma de ensino online, bem como minimizar as possíveis carencias de aprendizado na disciplina de matemática, verificando ainda as possibilidades pedagógicas desse ambiente virtual, com vistas a sua utilizaçao em outras disciplinas.
O AVA escolhido para a realizaçao deste trabalho foi o Edmodo e nossa escolha para utilizaçao dessa plataforma se deve ao fato de ela reunir características que julgamos essenciais para obtençao de resultados satisfatórios no desenvolvimento dessa pesquisa. Tais características, deve-se ao fato de o Edmodo ser uma rede social educativa utilizada na internet, sem pagamento de licença para uso, que inclui ferramentas básicas para um fluxo de interaçao, permitindo a postagem de documentos de texto, vídeos e imagens. Possibilita ainda a criaçao de tarefas e questionários objetivos e subjetivos, com diferentes tipos de questoes. Possui também, uma agenda de tarefas que permite ao professor programar as atividades, e aos alunos, verificar as datas limites para entrega dessas. Outra possibilidade, nao menos importante, é a de os pais ou responsáveis poderem se cadastrar na plataforma e acompanhar, de modo passivo, o progresso dos filhos. Além disso, a rede social Edmodo pode ser facilmente acessada por meio de seu aplicativo para dispositivos móveis.
Para utilizaçao do referido AVA, planējamos um curso de nivelamento para estudantes de uma turma da primeira série do ensino médio, onde seriam abordados os seguintes conteúdos: conceito de equaçoes, equaçoes do 1° grau e resoluçao de problemas do 1° grau, considerando que esses tópicos sao de grande importância para o desenvolvimento na aprendizagem de conteúdos da Matemática do ensino médio, bem como de diversos assuntos de disciplinas afins, visto que, parte significativa dos estudantes que iniciam esse nivel de ensino nao possuem o conhecimento necessário desse conteúdo.
2 AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÂO E COMUNICAÇAO E SUAS CONTRIBUTES PARA A EDUCAÇAO
Observando atentamente o comportamento da sociedade atual, percebemos que o desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos, tem permitido aos variados segmentos sociais a utilizaçao das TICs nos diversos contextos do cotidiano. Essa popularizaçao do emprego das TICs, deve- se, em parte, as facilidades proporcionadas por esse recurso na realizaçao de diversas tarefas habituais, na ampliaçao do conhecimento e, dentre outros fatores, na ampliaçao de meios para a comunicaçao.
Frente a essa realidade e sendo a educaçao um segmento que nao se pode dissociar do contexto social, faz-se necessário o uso das TIC em suas atividades, quer sejam de gestao quer sejam pedagógicas, sendo essas últimas, o objeto de interesse de nossa pesquisa, visto que, segundo Almeida e Valente (2011, p.6) "as tecnologías fazem parte de nossas vidas, influenciam o processo de estruturaçao do nosso pensamento e, em especial, o modo de ser, agir e pensar das geraçoes que hoje frequentam nossas salas de aula."
Ainda segundo esses autores, "as TIC podem ser extremamente úteis como ferramentas cognitivas, desempenhando diferentes papéis, auxiliando tanto o aluno quanto o professor". (ALMEIDA E VALENTE, 2011,p.73).
Nesse sentido, entendemos as novas tecnologias como valorosos recursos, os quais podemos utilizar, com fins pedagógicos, no processo de construçao do conhecimento, o que nos remete, mais uma vez, ao pensamento de Borba (2002) que considera o fato de que na história da humanidade sempre houve uma tecnologia associada a construçao dos saberes.
Concordando com o raciocinio desse autor, nossa pesquisa procurou observar a melhor forma de utilizar as TICs, em favor da aprendizagem, mediando o processo de construçao do conhecimento com o uso de um AVA. Durante o percurso do estudo, dialogamos com autores como Almeida, Valente e outros estudiosos que tratam da utilizaçao das TICs como recursos a serem utilizados em sala de aula e buscamos nas concepçoes da E-learning2, respaldo para o desenvolvimento de um trabalho que possa dinamizar as práticas educacionais existentes. A esse respeito, alertam Pantoja e Zwierewicz (2007, p. 172) "cabe a educaçao tradicional dinamizar-se pela educaçao digital e imprimir um novo ritmo ao processo educativo, o ritmo do aprender a aprender continuamente em espaços diferenciados."
Vale salientar também que:
A E-learning é normalmente sinónimo de «aprendizagem electrónica» ou «formaçao a distância via Internet». É um tipo de aprendizagem na qual a informaçao e o material de estudo se encontram disponíveis na Internet. Para aceder a esse material (aulas, documentos de apoio, testes, etc.), é necessário um computador (ou outro equipamento com funçoes similares, por exemplo, um PDA), ligaçao a Internet e software de navegaçao na Web. O e-learning caracteriza-se pela mobilidade do ensino, podendo o aluno e o tutor ou formador estarem separados por milhares de quilómetros. O aluno poderá aceder as aulas onde quer que esteja - desde que exista ligaçao a Internet - sem necessidade de estar presente numa sala de aula. Com o e-learning é também possível aceder a formaçao a qualquer momento, sem necessidade de cumprir um horário rígido, uma vez que as aulas estao permanentemente disponíveis na Internet, 24 horas por dia. (CAÇAO; DIAS, 2003, p.24).
Isto posto, entendemos estar diante de um novo modelo de aprendizagem em que o estudante passa a ser o principal responsável pela construçao do seu conhecimento e ao professor cabe auxiliá-lo nessa tarefa.
3 A EQUAÇAO DO PRIMEIRO GRAU COMO BASE DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PRÁTICO
O uso das equaçoes está intimamente ligado a resoluçao de questoes práticas do dia a dia. É por meio das equaçoes que traduzimos diversos problemas para a linguagem matemática a fim de resolve-los de maneira prática e organizada. Contudo, o uso de equaçoes para resolver problemas do cotidiano nao é algo novo, duas das principais fontes de informaçoes sobre a matemática egípcia antiga, o papiro de Moscou (aproximadamente 1850 a.C.) e o papiro de Rhind (aproximadamente 1650 a.C.), registram juntos 110 problemas ligados a atividades do cotidiano, como por exemplo, o quao substanciosos eram o pao e a cerveja, questoes sobre o balanceamento de raçoes para animais e ainda acerca do armazenamento de graos. Em muitos desses problemas a resoluçao recaia em uma equaçao linear simples (EVES, 2004).
Assim, por ser largamente aplicável, o estudo das equaçoes se constitui uma ferramenta essencial na percepçao do mundo e na construçao do pensamento matemático. A esse respeito, Stewart afirma:
Equaçoes sao a seiva vital da matemática, da ciencia e da tecnología. Sem elas nosso mundo nao existiria na forma atual [...]. Quero convencer voce de que as equaçoes tem um papel fundamental na criaçao do mundo de hoje, desde a cartografia até a navegaçao por satélite, da música a televisao, da descoberta da América a exploraçao das luas de Júpiter. Felizmente, voce nao precisa ser um genio para apreciar a beleza e a poesia de uma boa e significativa equaçao. (STEWART, 2013, p.7).
Além disso, Garbi (2010, p.1) afirma que: "as equaçoes - algébricas, exponenciais, diferenciáis, trigonométricas ou de qualquer outra natureza - constituem, pelo menos do ponto de vista prático, a parte mais importante da Matemática."
Esse autor é enfático ao afirmar ainda que, "Qualquer problema que possa ser solucionado através dos números certamente será tratado, direta ou indiretamente, por meio de equaçoes." (GARBI, 2010, p.1).
Para que haja melhor compressäo e habilidade no manuseio das equaçoes, é necessário que seu estudo adquira sentido e se torne agradável ao estudante. Para tanto, é preciso que o seu conhecimento parta de situaçoes simples, a exemplos dos problemas que originam equaçoes de primeiro grau. Esse tipo constitui o primeiro formato de equaçâo que aprendemos na escola visto que os livros didáticos brasileiros para a disciplina de matemática apresentam os primeiros ensaios de resoluçâo de problemas e equaçoes do primeiro grau nas séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, os conhecimentos adquiridos com o estudo do conteúdo de equaçoes do primeiro grau serviräo de base em diversas situaçoes reais e seräo utilizados para a compreensäo e resoluçâo de outros temas matemáticos como as funçoes afim, as equaçoes de retas, os sistemas lineares, dentre outros.
Além disso, uma boa compreensäo dos estudos das equaçoes do primeiro grau facilita o entendimento de conteúdos de outras áreas do conhecimento como a física e a química.
Nesse contexto, dada a larga aplicabilidade desse conteúdo, adquirir dominio no seu manuseio e na sua reso^äo, representa o reconhecimento dessa ferramenta essencial para o avanço escolar e para a compreensäo do mundo que nos cerca.
4 METODOLOGIA
De acordo com os métodos utilizados, nossa pesquisa caracterizou-se como uma PesquisaAçäo já que "procura diagnosticar um problema específico numa situaçäo específica, com vistas a alcançar algum resultado prático". (GIL, 2010, p.42). Além disso, utilizamos a observaçäo participante como método de coleta de dados, visto que esses dados foram obtidos durante a aplicaçäo do projeto, ou seja, houve inte^äo do pesquisador com o fenómeno estudado (MAIA; OLIVEIRA, 2006).
Para que pudéssemos desenvolver o trabalho, inicialmente, mantivemos contato com algumas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte localizadas nos municípios de Natal e Parnamirim, a fim de verificarmos a viabilidade da implantaçäo dessa pesquisa, uma vez que se dependía de fatores como: a existencia de um laboratório de informática com computadores em funcionamento e acesso internet. A escola escolhida dentre as contatadas foi a Escola Estadual Professora Josefa Sampaio, localizada no município de Natal/RN e a pesquisa aconteceu em uma turma da 1- série do Ensino Médio da referida escola. Essa turma apresentava um total de 21 alunos dos quais cinco apresentam algum tipo de necessidade especial comprovada por meio de laudos emitidos por especialistas das áreas na qual recebem acompanhamento. As necessidades apresentadas por esses estudantes säo: discalculia, esquizofrenia, autismo, transtorno bipolar e transtorno de déficit de atençäo.
Definidos a escola, a turma, o AVA e os conteúdos a serem trabalhados, iniciamos a implementaçao dos procedimentos didáticos que julgamos essenciais a conduçao da pesquisa. Inicialmente, foram programados encontros presenciais semanais que tiveram o propósito de habilitar os estudantes e demais envolvidos, quanto ao uso do referido AVA e de suas funcionalidades. Posteriormente, esses encontros presenciais foram utilizados como forma de suporte para sanar dúvidas dos estudantes em relaçao aos conteúdos, superar possíveis dificuldades no uso do AVA e receber feedback em relaçao a implementaçao da ferramenta Edmodo. Para melhor compreensao do leitor, discorreremos sobre as etapas do percurso metodológico realizado na conduçao de tais procedimentos.
1- Etapa - Verificaçao do nivel de conhecimento dos alunos.
Inicialmente, fomos apresentados a turma pela professora de matemática (que nos acompanhou durante toda a pesquisa em sala de aula). Em seguida apresentamos, de forma didática, o ambiente Edmodo e suas funcionalidades e explicamos o projeto hora iniciado. Na sequencia iniciamos o cadastramento dos alunos na referida plataforma.
Ainda na 1- etapa, porém no segundo encontro, realizamos a aplicaçao de um questionário sociocultural com o propósito de responder a questoes como: período de tempo diário dedicados aos estudos, tipos de materiais usados nesses momentos, utilizaçao de dispositivos móveis ou computadores com acesso a internet em momentos de estudo fora do ambiente escolar e o tempo utilizado com aplicativos de internet para o lazer ou outro propósito que nao fosse estudar.
Os aspectos verificados no questionário geraram dados quantitativos que se encontram detalhados nas Tabelas a seguir:
* Perfil Pessoal do Estudante (sexo e idade)
* Perfil Sociocultural do Estudante (possui acesso a internet, locais onde acessa a internet e dispositivos utilizados para o acesso a internet)
* Utilizaçao do Tempo (Horas por dia utilizadas vendo tv, Horas por dia utilizando a internet como diversäo, Horas por dia utilizadas com estudos fora da sala de aula, Tipo de material utilizado para estudar fora da sala de aula).
* Utilizaçao de plataformas educativas (conhece a plataforma educativa Edmodo, conhece outra plataforma educativa)
Ainda nessa etapa, aplicamos um teste de sondagem com o propósito de verificar o nivel de conhecimento dos estudantes nos assuntos escolhidos, a fim de nortear a abordagem dos conteúdos do curso de nivelamento no ambiente virtual. O conteúdo e o resultado desse teste estäo descritos a seguir:
Equaçao e problemas do 1° grau.
Questäo 1 - Encontre as raizes das seguintes equaçoes do primeiro grau:
a) 7x + 5 = 19 b) 6+ 3x = 42 c) 5x - 8 = 3x + 6
Questäo 2 - Resolva os seguintes problemas relacionados a equaçâo do primeiro grau:
a) Adivinhe o número que eu pensei.
"Pensei em um número, subtraí 3 unidades, multipliquei o resultado por 5. O resultado final foi 65, em que numero eu pensei?"
b) Em um quadrado mágico, a soma dos tres números de cada linha, coluna ou diagonal sempre dá o mesmo resultado. Com base nessa informaçao, preencha o quadrado mágico abaixo.
2@ Etapa - Utilizando o Edmodo
Após a aplicaçao do teste de sondagem e da verificaçao dos resultados, iniciamos o curso de nivelamento no AVA. As revisoes na plataforma aconteceram a partir de postagens dos conteúdos em forma de textos, vídeos, imagens e links. Inicialmente elaboramos uma aula sobre o conceito e estrutura de equaçao e equaçao do primeiro grau e disponibilizamos o conteúdo em um arquivo pdf. Em seguida, para verificaçao da aprendizagem, propomos a realizaçao de uma atividade onde os estudantes demonstravam os conhecimentos adquiridos, por meio de comentários, a partir da observaçao de imagens utilizadas na forma de póster.
Dando continuidade ao trabalho, foram inseridas, no ambiente, videoaulas de curta duraçao para reforçar o aprendizado dos assuntos selecionados para o curso de nivelamento. Em cada postagem ou material disponibilizado, solicitamos aos alunos que postassem suas dúvidas ou fizessem comentários pertinentes para que pudéssemos acompanhar o aprendizado na plataforma. Ainda para verificar a aprendizagem, elaboramos tarefas e testes no próprio Edmodo onde os estudantes puderam resolver questoes do tipo múltipla escolha, resposta curta, completar lacuna e verdadeiro ou falso. Na elaboraçâo dessas tarefas, foram programadas a correçâo automática bem como a pontuaçâo referente a cada questäo e a pontuaçâo recebida pelo aluno, conforme o número de acertos.
No assunto seguinte (problemas com equaçâo do primeiro grau) utilizamos o mesmo procedimento, acrescentando uma outra ferramenta com o propósito de dinamizar o aprendizado. Criamos uma história em quadrinhos utilizando um programa disponibilizado na internet e a partir disso, idealizamos uma atividade na plataforma onde os alunos realizaram a tarefa com base na leitura dos quadrinhos.
3- Etapa - Avaliaçâo da aprendizagem no Edmodo.
Após a segunda etapa, aplicamos uma prova escrita com o propósito de verificar a aprendizagem dos conteúdos revisados na plataforma Edmodo. Essa avaliaçâo constava de dez questoes em que foram aferidos os conhecimentos dos alunos acerca do conceito e estrutura de uma equaçâo, da capacidade de identificar uma equaçâo do primeiro grau entre outros tipos de equaçoes, conceituar e reconhecer a incógnita de uma equaçâo, bem como seus membros e termos e, por fim, resolver equaçoes do primeiro grau e problemas cujas resoluçoes recaiam nesse tipo de equaçao. A avaliaçao continha questőes dos tipos verdadeiro ou falso, múltipla escolha, relacionar colunas, completar lacunas, resolver equaçoes e interpretar e resolver problemas.
Por ocasiäo da realizaçao da avaliaçao, dos vinte e um alunos da turma, somente dezessete estavam presentes e realizarăm a prova. Cabe ressaltar que durante a aprendizagem no Edmodo, um total de oito alunos nao tiveram participaçao ativa na plataforma e destes, seis sao os que responderam no questionário sociocultural que nao estudavam fora da sala de aula.
Para melhor compreensao do leitor acerca da participaçao dos alunos nas atividades durante a pesquisa, elaboramos o seguinte esquema no qual, separamos os estudantes com necessidade especiáis por entendermos que tal condiçao interferia de alguma forma no aprendizado.
Os resultados da avaliaçao final estäo tabulados a seguir.
5 RESULTADOS E DISCUSSÖES
Os resultados da prova final, constantes na tabela 10, mostram que: 88% dos alunos compreenderam o conceito de equaçao, 76% conseguiram identificar o grau de uma equaçao e 71% obtiveram exito no reconhecimento da incógnita e da estrutura de uma equaçao. Percebemos ainda que, em se tratando de resolver equaçoes e problemas do primeiro grau, 53% dos alunos acertaram as questoes propostas nos dois tipos de abordagem. Sobre esses dois últimos aspectos, os principais a serem analisados, visto que suas resoluçoes foram objetos de observaçao do teste de sondagem, pudemos verificar que o percentual de alunos que resolveram corretamente as equaçoes passou de uma média de 38,1% para 53%. Com relaçao a resoluçao correta dos problemas do primeiro grau constantes no teste de sondagem, nao se observou acerto por parte dos alunos, já na prova final 53% dos estudantes presentes acertaram esse tipo de questao.
No tocante aos estudantes que erraram algum tipo de questao na prova final, percebe-se que seu percentual sofreu um aumento em relaçao ao teste de sondagem, visto que a menor porcentagem de alunos que erraram a questao cujo resultado encontra-se na tabela 9 no teste de sondagem (4,8%), contrasta com a menor porcentagem de alunos que erraram questoes da prova final, que corresponde a 12% (tabela 10). Quanto ao maior percentual de estudantes que erraram na resoluçao de questoes do teste de sondagem, esse, corresponde a 24% (tabela 8) enquanto que na prova final, a maior representatividade de estudantes que erraram questoes corresponde a 29%.
Apesar do exposto, uma análise mais detalhada dos dados mostra que o crescimento do percentual de erros sofreu influencia do número de estudantes que responderam questoes, visto que a falta de resposta a determinada questao nao é contabilizada como erro ou acerto. No teste de sondagem podemos observar elevado número de abstençoes na resoluçao das questoes, enquanto que na realizaçao da prova final essa característica sofreu forte reduçao, o que nos aponta que houve maior empenho dos estudantes na aplicaçao dos conhecimentos adquiridos a partir dos conteúdos abordados no decorrer do curso. Essa tentativa de resoluçao provocou maior índice de acertos e consequentemente de erros em relaçao aos resultados observados no teste de sondagem.
É relevante mencionarmos que os percentuais observados nos resultados do teste de sondagem referem-se aos 21 estudantes presentes na ocasiao, enquanto que os percentuais calculados a partir dos resultados da prova final tem como parámetro os 17 alunos que a realizaram.
Os resultados apresentados demonstram aumento do empenho por parte dos estudantes na realizaçao das tarefas, bem como avanços no nivel de aprendizagem dos conteúdos, uma vez que se percebe, nao só o aumento na quantidade de alunos que procuraram resolver as questoes, mas, a obtençao de melhores resultados em relaçao ao desempenho. A isso, somamos o interesse demonstrado por meio da participaçao nas atividades presenciais, bem como, naquelas que foram desenvolvidas no ambiente virtual. Além dos resultados quantitativos apresentados, salientamos que no periodo em que realizamos esta pesquisa, a escola nao desenvolvía nenhum projeto com o uso de ambientes virtuais e outros recursos tecnológicos com vistas a modernizaçao das práticas pedagógicas o que despertou o interesse de alguns professores na utilizaçao do Edmodo em suas disciplinas, haja vista a motivaçao apresentada pelos estudantes na realizaçao das atividades. Nesse sentido, observamos que os alunos participantes ativos na plataforma, expressaram satisfaçao e envolvimento com a metodologia utilizada, o que nos motivou a realizar uma enquete a fim de confirmar a aceitaçao por parte dos alunos.
Na figura acima, consta o resultado da enquete realizada na própria plataforma onde 16 alunos expressaram suas opinioes acerca do AVA, que obteve um indice de 94% de aceitaçao, confirmando a satisfaçao expressada pelos estudantes em relaçao ao uso do edmodo.
6 CONCLUSOES
No tocante a verificaçao da eficiencia do uso do Edmodo como recurso tecnológico no ensino de conteúdos da disciplina de matemática, esta pesquisa aponta novos percursos metodológicos a serem trilhados na busca de resultados quantitativos em termos de participaçao dos estudantes como seres ativos na construçao do seu aprendizado e, em termos qualitativos, na obtençao de melhores resultados desse aprendizado. A eficiencia do ambiente virtual Edmodo pode ainda ser experimentada em outras áreas do conhecimento a fim de dinamizar as práticas pedagógicas existentes nas escolas da educaçao básica com vistas a obtençao de melhoria do aprendizado.
Neste sentido, entendemos que é preciso que cada educador perceba a importância de uma mudança ou pelo menos de agregar uma nova concepçao em relaçao a ensinar, acrescentando aos métodos tradicionais mudanças na metodologia bem como estratégias didáticas diferenciadas onde a relaçao ensino-aprendizagem possa acontecer de forma nao limitada ao espaço físico ou ao tempo. Pantoja e Zwierewicz (2007, p. 172) "cabe a educaçao tradicional dinamizar-se pela educaçao digital e imprimir um novo ritmo ao processo educativo, o ritmo do aprender a aprender continuamente em espaços diferenciados".
Artigo submetido em 27/08/2018 e aceito em 06/01/2019
DOI: 10.15628/holos.2019.7669
1 Tecnologias digitais cuja utilizaçao está associada basicamente ao uso de um software, de um hardware e da internet (VALENTE, 1999).
2 Modalidade de ensino caracterizada pela mobilidade, onde, o aprendizado acontece mesmo quando alunos e professores encontram-se em espaço e tempo diferentes. Para que isso seja possivel se faz necessário a utilizaçao de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (CAÇAO; DIAS, 2003).
7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnología e curriculo: trajetórias convergentes ou divergentes? Sao Paulo: Paulus,2011.
A melhor maneira para criar quadrinhos. Disponível em: <www.pixton.com> Acesso em: 02 de mar. 2018.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Coletivo seres-humanos-com-mídias e a produçao do conhecimento matemático. In: I Simpósio Brasileiro de Psicología da Educaçao Matemática, 2002, Curitiba. I Simpósio Brasileiro de Psicología da Educaçao Matemática. 2001. V. 1. P. 135-146. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/borba coletivosseres-humanos-com-midias.pdf> Acesso em: 11 jul. 2017.
CAÇAO, R.; DIAS, P. J. Introduçao ao e-learning. 1.ed. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovaçao, 2003. Disponível em: <http://web.spi.pt/madilearning/manual1/IntroducaoaoeLearningformando.pdf>Acesso em: 15 jul. 2017.
Ensine mais. Aprenda mais. Disponível em: <www.edmodo.com> Acesso em: 20 fev. 2018.
EVES, Howard. Introduçao a história da matemática. Sao Paulo: Editora da UNICAMP, 2004.
GARBI, Gilberto G. O romance das equaçoes algébricas. 4.ed. Sao Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. Sao Paulo: Atlas, 2010.
MAIA, L. F.S.; OLIVEIRA, M.V.F. Trabalhos académicos: principios, normas e técnicas. Natal: Editora do CEFET-RN, 2009.
PANTOJA, A.; ZWIEREWICZ, M. Sociedade da informaçâo, educaçâo digital e inclusäo. In: PANTOJA, A.; ZWIEREWICZ, M. (org.) Sociedade da informaçao, educaçao digital e inclusäo. Florianópolis: Insular, 2007. p. 171-173.
STEWART, Ian. 17 equaçoes que mudaram o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. Disponivel em: <http://lelivros.love/book/download-17-equacoes-que-mudaram-o-mundo-ian-stewart-em-epubmobi-e-pdf/> Acesso em: 10 jun. 2018.
VALENTE, J. A. (org.) O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
You have requested "on-the-fly" machine translation of selected content from our databases. This functionality is provided solely for your convenience and is in no way intended to replace human translation. Show full disclaimer
Neither ProQuest nor its licensors make any representations or warranties with respect to the translations. The translations are automatically generated "AS IS" and "AS AVAILABLE" and are not retained in our systems. PROQUEST AND ITS LICENSORS SPECIFICALLY DISCLAIM ANY AND ALL EXPRESS OR IMPLIED WARRANTIES, INCLUDING WITHOUT LIMITATION, ANY WARRANTIES FOR AVAILABILITY, ACCURACY, TIMELINESS, COMPLETENESS, NON-INFRINGMENT, MERCHANTABILITY OR FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. Your use of the translations is subject to all use restrictions contained in your Electronic Products License Agreement and by using the translation functionality you agree to forgo any and all claims against ProQuest or its licensors for your use of the translation functionality and any output derived there from. Hide full disclaimer
© 2019. This work is published under NOCC (the “License”). Notwithstanding the ProQuest Terms and Conditions, you may use this content in accordance with the terms of the License.
Abstract
RESUMO Neste artigo, discorreremos sobre uma pesquisa realizada com o propósito de verificar a eficácia do uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem como recurso tecnológico associado â metodologia tradicional de ensino, na disciplina de matemática. ABSTRACT In this article, we will discuss a research carried out with the purpose of verifying the effectiveness of the use of a Virtual Learning Environment as a technological resource associated with the traditional teaching methodology in the mathematics. The data collected in the research indicate as results the improvement in students' participation in school activities and, therefore, in the performance of the tests. Virtual Learning Environment, Digital Information and Communication Technologies, Distance Education. 1 INTRODUÇAO A sociedade contemporánea está completamente habituada a utilizaçâo das Novas Tecnologías da İnformaçao e da Comunicaçao (NTIC)1,seja em transaçoes bancárias, nas empresas, nos negócios, no lazer ou simplesmente para se comunicar.
You have requested "on-the-fly" machine translation of selected content from our databases. This functionality is provided solely for your convenience and is in no way intended to replace human translation. Show full disclaimer
Neither ProQuest nor its licensors make any representations or warranties with respect to the translations. The translations are automatically generated "AS IS" and "AS AVAILABLE" and are not retained in our systems. PROQUEST AND ITS LICENSORS SPECIFICALLY DISCLAIM ANY AND ALL EXPRESS OR IMPLIED WARRANTIES, INCLUDING WITHOUT LIMITATION, ANY WARRANTIES FOR AVAILABILITY, ACCURACY, TIMELINESS, COMPLETENESS, NON-INFRINGMENT, MERCHANTABILITY OR FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. Your use of the translations is subject to all use restrictions contained in your Electronic Products License Agreement and by using the translation functionality you agree to forgo any and all claims against ProQuest or its licensors for your use of the translation functionality and any output derived there from. Hide full disclaimer