Content area
Full Text
Breve Nota Introdutória
A solicitação do texto que segue coincidiu com uma iniciativa que envolvia, entre outras etapas, um trabalho de coleta de dados orais, com o objetivo de atingir ao mesmo tempo dois aspectos da comunicação: a narrativa histórica e o seu significado, para a plasmação de elementos de cultura local. Tratava-se, então, de um treinamento de alunos de um curso de graduação em psicologia. No campo do significado dos relatos, vai-se em busca de padrões de pensamento no campo da profissão e pesquisa em psicologia que sejam relevantes para uma coletividade de profissionais. Mas esses padrões deverão ser encontrados nas narrativas de indivíduos singulares - pessoas cuja comunidade de referência considera como sendo aportadores de contribuições de relevo para a área. Trata-se de um trabalho de levantamento e discussão de modelos de desenvolvimento humano, cultural e social através da história de indivíduos singulares.
Acontece que o primeiro indivíduo entrevistado, mostrou paciência e disponibilidade absolutamente "franciscana", foi simplesmente Reinier Johannes Antonius Rozestraten. Trata-se de uma figura de inequívoca importância para a psicologia no Brasil, seja como realizador individual, pela significatividade de sua produção, seja como participante do processo sociopolítico da institucionalização e do enraizamento da psicologia, pela sua participação em diversas iniciativas que deram origem ao que hoje a psicologia no Brasil é tenta ser ou mesmo tenta não ser.
Mas o "lugar" do trabalho feito não é apenas o Brasil em geral: a narrativa que segue tem um enraizamento específico no Estado do Mato Grosso do Sul, e uma comunidade específica de reflexão, a comunidade dos professores e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco. A presença do Prof. Reinier na referida Universidade foi - e continuará sendo fundamental em vários aspectos. Aqui, como sempre em sua história, ele consolida caminhos seguros, além de ter efetivamente aberto novos, com o pioneirismo de sempre.
Os dados que seguem são todos obtidos a partir de um relato oral. Mas a sua disposição tem uma ambição maior do que trazer um relato de memória, um testamento intelectual que seja: trata-se de resgatar o que motivou a opção por um campo de atuação social, na narrativa de uma pessoa relevante para a plasmação e estabelecimento de uma profissão. Assim, importa pensar na recuperação de padrões, expectativas e...