Content area
Full Text
No dia 4 de maio de 2018, no Grande Salão do Palácio do Povo, situado na Praça da Paz Celestial, foi realizada uma conferência em homenagem aos 200 anos do nascimento de Karl Marx e simbolizando a crença firme do Partido Comunista da China no marxismo. A conferência marcou uma série de eventos para celebrar a vida e a obra do maior pensador da história humana. No discurso de abertura, o secretário-geral do Partido, Xi Jinping, fez uma longa exposição do legado e da vitalidade de Marx, ressaltando as tarefas e os desafios para se promover o desenvolvimento da ciência do proletariado. Abaixo, traduzido direto do mandarim para o português, a íntegra do discurso proferido pelo presidente chinês.
Confira, a seguir, a íntegra do discurso proferido pelo presidente chinês.
Camaradas:
Hoje, nós estamos aqui reunidos, com grande reverência, para comemorar os 200 anos do aniversário de Karl Marx, para acalentar a memória e as conquistas históricas desta grande personalidade, para reviver o espírito grandioso e os pensamentos brilhantes de Marx.
Marx é o tutor revolucionário do proletariado e dos trabalhadores de todo o mundo, é o principal fundador do marxismo, dos partidos políticos marxistas e do movimento comunista internacional. É o maior pensador dos tempos modernos. Dois séculos se passaram e a sociedade humana passou por mudanças enormes e profundas, mas o nome de Marx ainda é respeitado ao redor do mundo. A doutrina de Marx ainda brilha com os deslumbrantes raios da verdade!
Em 5 de maio de 1818, Marx nasceu em uma família de advogados em Trier, na Alemanha. Já no ensino médio, ele estabeleceu a aspiração de trabalhar pelo bem-estar da humanidade. Durante seu período na universidade, ele estudou extensivamente Filosofia, História e Direito para explorar os mistérios do desenvolvimento social humano. Durante seu trabalho na Rheinische Zeitung (Gazeta Renana), atacou duramente o autoritarismo do governo prussiano, defendendo os direitos do povo. Depois de emigrar para Paris em 1843, Marx participou ativamente do movimento operário. Através da combinação da prática revolucionária e da exploração teórica, completou a transformação do idealismo para o materialismo, da democracia revolucionária para o comunismo. Em 1845, Marx e Engels foram coautores do livro A Ideologia Alemã, onde pela primeira vez sistematicamente expuseram os princípios básicos do materialismo...