Content area
Abstract
Introdução: O freio oral representa uma estrutura anatómica formada por finas pregas demembrana mucosa e tecido conjuntivo, podendo as fibras musculares fazer também parte da suaconstituição. A cavidade oral apresenta três freios principais: o freio labial maxilar, o freio labialmandibular e o freio lingual. Existem ainda os freios menores, de reduzida importância clínica. Épossível que os freios se manifestem sob formas que podem conduzir a anquiloglossia, diastemase recessão gengival. Para evitar as referidas complicações, realiza-se um procedimentodenominado de frenectomia (eliminação do freio oral através da sua disseção cirúrgica).
Objetivo: Efetuar uma revisão da literatura sobre o diagnóstico e as indicações cirúrgicas dosfreios labiais e lingual e concluir sobre o momento ideal para a realização de uma frenectomia.
Materiais e Métodos: Pesquisa bibliográfica de artigos científicos, através de palavras-chave, nasbases de dados PubMed, Google Académico e Scielo. Pesquisa de revistas científicas e obrasliterárias existentes na biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.
Desenvolvimento: O diagnóstico, através de vários sistemas de classificação, é determinante parao correto tratamento. A frenectomia pode ser efetuada através de diversas técnicas, desde a clássicaaté à mais recente utilização do LASER. A literatura não é clara relativamente ao momento idealpara realizar este procedimento cirúrgico, existindo dúvidas quanto à intervenção precoce ou oprotocolo mais conveniente. Está descrito que é importante considerar a cronologia da erupção eo tratamento ortodôntico para decidir qual o melhor momento de atuação cirúrgica.
Conclusão: A frenectomia labial maxilar não deverá ser realizada antes da erupção dos caninosmaxilares permanentes, exceto quando estes ou os incisivos laterais não tiverem espaço suficientepara erupcionar. Se o tratamento ortodôntico está indicado, este deve ser realizado antes doprocedimento cirúrgico e depois da erupção dos caninos permanentes.O tratamento cirúrgico do freio labial mandibular, regra geral, está indicado quando provocaalterações periodontais. O tratamento cirúrgico do freio lingual deve ser considerado quando esteinfluencia a amamentação do neonato bem como nos casos de alterações da fala.
Palavras-chave: freio labial, freio lingual, anquiloglossia, frenectomia, tratamento ortodôntico,recessão gengival, diastema interincisivo.





