Content area
Abstract
A possibilidade de aquisição de dados de várias culturas agrícolas em tempo real, bem como o tratamento desses dados elevou a agricultura para outro nível, permite aos agricultores saber qual o estado das suas culturas em tempo real, estimar qual a produção anual ou até prevenir atempadamente doenças. Esta monitorização, pode ser realizada através de redes de sensores instalados no campo, ou através de plataformas robóticas móveis que têm a capacidade de recolher diversos tipos de informação enquanto se deslocam ao longo da exploração.
Um dos grandes benefícios para o ambiente é o facto de as plataformas robóticas móveis poderem ser alimentadas a baterias, no entanto a disponibilidade energética é ainda um problema a ser resolvido. Torna-se necessário desenvolver sistemas que permitam otimizar ao máximo a energia disponível.
Esta dissertação visa o estudo de sistemas de gestão energética para plataformas robóticas, bem como sistemas que possibilitem a ancoragem da plataforma de uma forma segura e robusta. Posteriormente proceder-se-à ao desenvolvimento de um prototipo de um sistema de gestão energética que permita monitorizar os consumos da plataforma, estado das baterias, gerir a distribuição energética e carregar de forma eficiente as baterias que alimentam a plataforma, através de uma estação de ancoragem desenvolvida para o efeito.





