Content area
Abstract
As previsões apontam para que num futuro relativamente próximo, as estratégias de negócio das empresas tecnológicas espalhadas pelo mundo seja fortemente influenciada pela computação em cloud. De facto, a flexibilidade ao nível da demanda e oferta de recursos computacionais e o parâmetro de acessibilidade intrínseco à tecnologia, tornam a cloud atrativa quer para os clientes que usufruem dos seus serviços, quer para os fornecedores que os disponibilizam. Contudo, o principal motivo causador de relutância em relação à migração de serviços existentes dentro de portas para um modelo em cloud, é a segurança dos dados armazenados remotamente.
Enquadrando-se cada vez mais no princípio de negócio da cloud, a IPBrick SA pretende suprimir qualquer tipo de fundamento que possa implicar a objeção ao uso desta tecnologia, e por isso propõe com que sejam criados mecanismos de segurança baseados em princípios criptográficos e outros que almejam a manutenção da confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados do cliente.
No seguimento das pretensões da IPBrick SA em relação à IPBrick cloud, desenvolveu-se o trabalho descrito ao longo da presente dissertação, e que engloba o estudo e implementação de uma estratégia de encriptação dos dados do cliente, e o estudo e implementação de uma estratégia de backup dos dados do cliente, ambas ao nível da IPBrick cloud.





